E por esses e outros sentimentos sofrem imensamente e continuam a conviver com um problema que poderia ser solucionado, se seus paradigmas fossem mudados.
Ser homem não diz respeito a qualquer performance sexual. E nem se restringe a ter um pênis ereto. A sexualidade está mais na cabeça do que nos órgãos que são apenas instrumentos para proporcionar prazer.
A dor causada pelas disfunções sexuais é uma dor psicológica, que constrange, que menospreza, que afeta a auto-stima, que tira do homem a possibilidade de cura, e de viver plenamente e satisfatoriamente uma vida sexual. As causas das disfunções podem ser físicas , físicas e psicológicas ou apenas psicológicas. Cada caso é único.
Há vários tipos de disfunções sexuais masculinas. As mais comuns delas são:
- Ejaculação precoce
A incapacidade de controlar ou adiar suficientemente a ejaculação, para que os parceiros achem prazer nas relações sexuais, é um problema que aflige grande parte dos homens, principalmente os adolescentes no inicio da atividade sexual. Quanto mais cedo for procurada ajuda mais fácil o tratamento".
- Ejaculação retardada
A demora em atingir o orgasmo acompanhado da ejaculação também pode ser motivos de inadequação do casal.
Sua origem pode estar na ansiedade e angustia que atuariam impedindo que o homem consiga relaxar ou em processos orgânicos que levem ao comprometimento do sistema nervoso.
Com o aumento da idade, é normal que o tempo decorrido desde o início da atividade sexual até a ejaculação também aumente.
- Dificuldade ou perda da ereção rapidamente
O temor, o medo e a ansiedade, em geral, são as grandes causas, a nível psicológico das dificuldades da ereção. Entretanto, a desinformação sexual ainda é a grande vilã do homem moderno, que baseia seus conhecimentos emmitos e crenças distorcidos de nossa cultura. Podemos citar o exemplo de homens que temem serem rejeitados, se não apresentarem uma ereção rápida tão logo sejam solicitados. Homens com mais de 45 anos querem ter a mesma qualidade e rapidez de reação erétil que tinham aos 20-25 anos. Desconhecem que à medida que aumenta a idade, tornam-se diferentes as condições dos sistemas nervoso e do aparelho circulatório. Além disto, aumentam as exigências na qualidade dos estímulos.
A desinformação gera ansiedade,e, conseqüentemente, a falha que pode levar o homem ao seguinte círculo vicioso:
- Falta da libido
Nos homens, a falta de apetite sexual é um fenômeno muito menos comum do que a impotência - que é um problema completamente diferente. A impotência afeta muitos homens e impede que tenham uma ereção, apesar de apresentarem níveis perfeitamente normais de desejo sexual.
A maioria dos homens com pouca libido pode ter ereções, mas não tem vontade de fazer sexo.
- Falta de orgasmo
Retardo ou ausência do orgasmo estão relacionadas principalmente as doenças neurológicas levando ao comprometimento da transmissão dos estímulos sexuais.
A ansiedade e a preocupação exagerada com o desempenho sexual seriam as principais causas psicogênicas envolvidas. Da mesma forma estariam envolvidos o desagrado com a relação sexual e o comprometimento afetivo do casal.
Qualquer que seja a disfunção, é preciso tratar, encarar o constrangimento, e os pré-conceitos. Viver bem é o que todo homem precisa.